Você já parou para pensar em quanta água é necessária para tomar um banho de chuveiro em comparação ao tanto necessário para tomar um banho de banheira? A resposta é: isso pode variar. Tudo depende do seu estilo de vida, do seu dia a dia.
Se você é preocupado com o consumo de água e não quer fazer nenhum desperdício, então a resposta certa para você é: use o chuveiro e tome banhos rápidos. Os tradicionais 5 a 6 minutos de banho, fechando a torneira na hora de se ensaboar, são a opção mais econômica e sustentável. Mas se você, literalmente, fica embaixo do chuveiro por um bom tempo refletindo sobre a vida e na hora não consegue se policiar ou acelerar o seu ritmo de banho, talvez a banheira seja uma boa escolha para você. Para quem quer relaxar, é uma ótima pedida.
Outra grande vantagem é a hora do banho das crianças. Colocá-las no chuveiro pode ser um desafio, assim também como tirá-las de lá. Veja se a criança aprecia esse momento de contato com a água. Se sim, esse é um bom sinal. Você pode encher sua banheira parcialmente, gastando bem menos água do que o necessário para um adulto usar. A criança pode ficar à vontade por um tempo maior sem a necessidade de muita água para isso.
A grande desvantagem das banheiras comuns é que a água se torna fria após um curto período de tempo. Você fará melhor proveito dela durante o verão. Evite usar no inverno para não sofrer com o frio e ter que repor com mais água quente. Outra forma inteligente de aproveitar ao máximo a água é administrar bem o tempo que ela leva para aquecer. Tanto na banheira, quanto no chuveiro, coloque um balde para coletar a água enquanto ela estiver fria. Depois você pode usar para lavar o quintal, lavar a roupa ou até mesmo o carro.Uma outra opção: Lave suas peças íntimas durante o banho. Você só terá que molhar as mãos para fazer isso enquanto a água não esquenta. Após esquentar, tome o seu banho normalmente.